Visualizações de páginas da semana passada

sábado, 17 de setembro de 2016

Homossexuais Convertidos



Carta a um Ex-Gay - Augustus Nicodemus


Meu caro Sandro,

Espero que esta o encontre bem, com muita saúde e alegria em todas as coisas.

Soube pelo seu pastor que você está pensando em desistir da fé e sair da igreja porque, passados já cinco anos que você recebeu Jesus como seu Senhor e Salvador, você continua a sentir desejos homossexuais e atração por homens. Ele me disse também que sua esposa, a Rita, tem sofrido muito com tudo isto, muito embora você tenha sido bastante honesto com ela e não tenha, em nenhum momento, sido infiel no casamento. Seu pastor, que foi meu aluno no seminário teológico, me pediu para escrever para você, especialmente pelo fato de que fui eu quem lhe ajudou nos primeiros dias depois da sua experiência de conversão. Espero que esta carta seja usada por Deus para ajudar você neste momento difícil.

Sei que você ficou ainda mais confuso por causa do alarde da imprensa sobre um projeto que os ativistas gays apelidaram de “cura gay”. A verdade dos fatos é que esta designação irônica é a reação deles ao Projeto de Decreto Legislativo 234/11 do deputado João Campos, do PSDB, que suspende dois itens da resolução do Conselho Federal de Psicologia que proibiam psicólogos de atender pacientes que buscassem ajuda para se libertar dos impulsos e desejos homossexuais. O PDC 234 foi aprovado recentemente na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara de Deputados. Os ativistas gays apelidaram o PDC 234 de "cura gay", uma designação irônica e maliciosa, pois o projeto não é sobre isto. Ele apenas restabelece o direito dos pacientes de pedirem ajuda e dos psicólogos de ajudarem e não usa o termo "cura". Se você quiser mais detalhes sobre os fatos, recomendo o artigo de Reinaldo Azevedo sobre o assunto. 

Mas, minha carta não é sobre os fatos acima mencionados, mas sobre a crise que você está passando com estes desejos homossexuais, mesmo sendo um crente em Jesus Cristo. Você se lembra que eu lhe alertei para o fato de que crer em Jesus como Senhor e Salvador não significaria a imediata libertação de todas as consequências espirituais, psicológicas e mentais dos anos em que você viveu como homossexual praticante. O pecado deixa profundas cicatrizes em nossas vidas, marca a ferro e fogo nossa consciência com imagens, impressões, experiências, gostos e desejos, que levam muitos anos para serem vencidos.

Seu pastor me falou que você vinha lendo material de determinados autores que afirmam que homossexuais, uma vez convertidos, se tornam completamente libertados não somente da prática de relações com pessoas do mesmo sexo como também da atração por pessoas do mesmo sexo. Sandro, não duvido que em alguns casos isto possa acontecer. Sei que há casos concretos de pessoas que viviam na homossexualidade e que, depois da conversão a Jesus Cristo, libertaram-se inclusive da atração por pessoas do mesmo sexo. Todavia, isto nem sempre é o que acontece, como, infelizmente, é o seu caso. Você precisa entender, contudo, que a continuidade de desejos homossexuais depois de uma legítima conversão não significa necessariamente uma derrota e nem que Deus falhou com você.

Acho que você está esquecendo um ponto básico da doutrina cristã, que é a diferença entre PECADO e TENTAÇÃO. A atração por pessoas do mesmo sexo é diferente da prática de relações sexuais entre elas. A primeira é uma tentação, a segunda é pecado. Tentação e pecado são duas coisas diferentes. Sandro, eu tenho um coração corrompido pelo pecado, a minha natureza é pecaminosa a despeito da minha justificação pela fé em Cristo e da presença do Espírito de Deus em mim. Diariamente, do meu coração corrompido procedem desejos, intenções, reações e pensamentos carnais e pecaminosos. Associado a isto, há as tentações externas trazidas pelo mundo, pelas pessoas e por Satanás. Diariamente homens cristãos casados se sentem tentados a olhar uma segunda vez para mulheres que não são sua esposa e se sentem tentados a imaginar e desejar ter relações com elas. Todavia, ser tentado a fazer isto não é a mesma coisa que fantasiar estas relações ou tê-las na prática. Diariamente cristãos verdadeiros reprimem estes desejos, dizem não a estes pensamentos e evitam a segunda olhada. Pensam na esposa, nos filhos e particularmente em Deus, que odeia e abomina o adultério, e no Senhor Jesus que morreu exatamente por causa destes pecados. Cada dia em que resistem a estes impulsos e vontades é um dia de vitória e de libertação.

Caro Sandro, creio que o mesmo pode se aplicar a outras vontades pecaminosas, como desejos homossexuais, desejos de machucar outras pessoas, a cobiça por coisas... a lista é grande. 



A conversão a Cristo não significa a expulsão do pecado aqui e agora do nosso coração. É isto que você precisa entender. 

Mas agora me deixe voltar a um daqueles estudos bíblicos que lhe passei no início do discipulado e que, pelo jeito, você esqueceu. Lembre que o processo estabelecido por Deus para libertar pessoas do pecado é realizado por ele em três etapas que acontecem em sequência e nesta ordem. 


  1. Na primeira, Deus nos liberta da culpa do pecado - justificação
  2. na segunda, do poder do pecado - santificação;
  3. e na terceira, da presença do pecado em nós - glorificação

Lembra do quadro que desenhei para você naquele domingo?

Libertação da:
Designação
Quando:
Como:
Culpa do pecado
Justificação
Passado
Ato único realizado uma única vez
Poder do pecado
Santificação
Presente
Processo incompleto e imperfeito
Presença do pecado
Glorificação
Futuro
Ato único realizado de uma vez para sempre


Só recordando: a primeira etapa, a libertação da CULPA do pecado, é a justificação, que é um ato de Deus, único e pontual, no qual Ele nos considera justos diante Dele mesmo com base nos méritos de Cristo. Corresponde, na nossa experiência, à conversão, arrependimento e fé. É um ato legal de Deus feito de uma vez para sempre e é a base das etapas seguintes. Foi o que aconteceu com você naquele dia que você, arrependido e quebrantado por seus pecados, voltou-se para Cristo em fé suplicando o seu perdão...

A etapa seguinte é libertação do PODER do pecado.  Trata-se da santificação, que é um processo que se inicia imediatamente depois da justificação e que dura nossa vida toda. Ele consiste, não na erradicação do pecado e de nossa natureza decaída, mas em mortificar esta natureza, dominá-la, subjugá-la e mantê-la sob controle. Essa é a etapa do processo de salvação que você está vivendo agora. Lembra da ênfase que dei à necessidade de usar os meios de graça como oração, meditação e comunhão com outros irmãos em Cristo? Lembra que oramos para que o Espírito de Deus produzisse diariamente em você o fruto do domínio próprio? Sandro, neste processo há uma luta constante, ferrenha e interminável que você tem que travar contra o pecado que habita em você, contra as tentações de Satanás e do mundo. Todavia, esta luta em si não é pecado. Ser tentado não é pecado. Sentir desejos pecaminosos, vontade de fazer o mal, disposição para o que é errado, estas coisas vão nos acompanhar todos os dias de nossa vida e não são pecado – a não ser que cedamos a elas. A vitória consiste em dizer "não" a todas elas, diariamente, todos os dias de nossa vida, pelo poder do Espírito. 

A terceira etapa que lhe falei é a glorificação, quando ocorrerá a libertação da presença do PECADO em nós. Ela ocorrerá quando morrermos ou se estivermos vivos quando da vinda do Senhor Jesus. Haverá a ressurreição dos mortos e a transformação dos crentes que estiverem vivos. Todos os filhos de Deus serão transformados para serem como o Senhor Jesus, num corpo glorificado e sem pecado, glorioso, imortal e incorruptível, com o qual os filhos de Deus viverão eternamente no novo céu e na nova terra onde habita a justiça. Só então, Sandro, você e eu seremos finalmente livres dos desejos carnais que habitam em nosso coração.

TENTAÇÃO

Deus não prometeu que você ficaria livre de toda tentação e de todos os desejos a partir do momento que você cresse em Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Você foi perdoado e justificado de seus pecados – inclusive do pecado do homossexualismo. Mas isto representou apenas o início do seu processo de libertação do poder do pecado que habita em você, processo este que é incompleto e imperfeito nesta vida, embora bastante real. Você precisa aprender a lutar e a dominar todos os seus desejos pecaminosos, inclusive o desejo de ter relações com pessoas do mesmo sexo, da mesma forma que os crentes heterossexuais lutam e dominam seus desejos de prostituição, fornicação, adultério, impureza e pornografia.

No seu caso, após a conversão você recobrou a atração pelo sexo oposto, casou com a Rita e tiveram dois filhos. Mas isto nunca significou que você ficaria livre da tentação pelo mesmo sexo, como você está sendo tentado agora. Outros, não conseguiram casar e optaram por viver solteiros, no celibato, sem relações sexuais com qualquer pessoa. Resolveram renunciar a tudo para se manterem fiéis a Cristo que disse que o caminho é estreito e a porta é apertada. Em qualquer situação, Sandro, a vitória consiste em resistir ao desejo e seguir o caminho da obediência, que é a mesma coisa para os heterossexuais (Cada um de nós é chamado a negar a si mesmo, tomar sua CRUZ e segui-lo).


Acredito que você está desanimando desnecessariamente pois de alguma forma foi levado a pensar que a conversão lhe libertaria completamente dos desejos que você tinha antes de conhecer a Jesus Cristo. Espero que esta carta seja útil para trazer verdadeira libertação.

Por favor, não interprete minha carta erroneamente. Não estou limitando o poder de Deus ou dando brecha para que você volte aos seus antigos pecados com a consciência tranquila. Como eu disse, as relações homossexuais, na prática ou nas fantasias eróticas de quem se masturba diante de um computador, são pecado e iniquidade. Ser tentado a fazer isto não é. Portanto, fique firme, continue a praticar as disciplinas e exercícios espirituais, continue a conversar com a Rita e a abrir seu coração para ela e a ver seu pastor regularmente. Conte comigo em tudo que precisar. Acima de tudo, não desista, pois Deus nunca nos prometeu uma viagem tranquila, somente uma chegada certa.



Termino declarando a minha mais completa confiança na veracidade destas promessas bíblicas, que deixo para sua meditação:


Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça (Rm 6.14). Porque, quando éreis escravos do pecado, estáveis isentos em relação à justiça. 21 Naquele tempo, que resultados colhestes? Somente as coisas de que, agora, vos envergonhais; porque o fim delas é morte. 22 Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna; 23 porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor 


(Rm 6:20-23).

Do seu irmão e amigo,
Augustus

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

ZELO SEM ENTENDIMENTO

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~


A verdadeira religião glorifica a Deus. 


Paulo reprovava os judeus fariseus, acusando-os de ter "zelo de Deus, 
contudo sem entendimento" 

 Romanos 10:1-4 

 Mas, afinal, o que é uma pessoa zelosa, mas sem entendimento?


É uma pessoa ativa e sincera em sua religião, mas que não agrada a Deus em sua devoção, pois não lhe obedece. Martyn Lloyd- Jones afirmou certa vez que pessoas zelosas, mas cuja religião é vã pela sua falta de entendimento de Deus são como cavalos sem rédeas ou selas, que avançam a toda velocidade, mas sem rumo. "O trabalho dos tolos a cada um deles fatiga, porque não sabem como ir à cidade. - Eclesiastes 10:15

Eles erram o caminho, diz a palavra acerca das pessoas que têm falta de entendimento. Eles realmente planejam. Levantam-se, fazem as malas, guardam suprimentos para a viagem, mas nunca chegam ao destino. Desta forma, é incontável o número de pessoas cuja religião é sincera, porém inútil quanto a conferir salvação ou qualquer benefício às suas almas. 

Estão perdidas, apesar de seus esforços; e fatalmente perdidas, pois acham que não estão... Se uma pessoa olha no espelho e vê em seu reflexo um semblante assustador, há maior esperança para ela do que para aquele que, fitando por horas a fio sua imagem refletida no espelho, não é capaz de perceber um único defeito. Sua religiosidade o cegou, e é lastimável sua situação. 


Que coisa triste: Descer ao inferno enquanto julga subir aos céus!
Que Deus nos livre desse destino cruel.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

>>> Que nossa religião seja embasada no conhecimento da Palavra de Deu, que é a bússola para o Caminho! Espelho da alma! - Tg 1: 23 - 24

>>> Que nossos esforços sejam postos em direção ao alvo certo: Cristo! - Filipenses 3: 14

>>> Que nossa sinceridade e zelo sejam confirmados pelo Espírito Santo, que testifica a Verdade revelada - João 15: 26

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
E então seremos servos úteis e aptos para dar glória a Deus 

Kertelen Ribeiro

UM DEUS CONHECIDO


E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, Para louvor da glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, [...]
 (Efésios 1:5-7)
Neste trecho da carta de Paulo aos efésios, fica clara a natureza do chamado e vocação da Igreja: "louvor da glória da GRAÇA de Deus" é seu propósito. E uma das formas pelas quais a Igreja serve de memorial da graça do Senhor é através do Conhecimento de Deus e de suas obras! E por isso, uma das ordens ressaltadas é que prossigamos em conhecê-lo mais.

>> Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação;Tendo iluminados os olhos do vosso ENTENDIMENTO, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos; [...] (Efésios 1:17,18)

Isso significa antes de mais nada que podemos conhecê-lO! Sim! É possível CONHECER a Deus através da Revelação que Ele dá de si mesmo nas Escrituras.
* Como Francis Schaeffer diz:
“Ele falou. E o que nos disse? Ele falou apenas sobre as demais coisas? Não, ele nos contou a verdade sobre si mesmo – e, pelo fato de ter nos contato a verdade acerca de si mesmo – de que ele é o Deus pessoal infinito e trino – nós temos a RESPOSTA PARA A EXISTÊNCIA. Ou poderíamos colocar isto nos seguintes termos: no que diz respeito à metafísica – ao Ser, à existência – a revelação geral e específica falam com uma só voz” (O Deus que se revela, p. 58).
 

~~ Calvino muito bem destacou: "A verdadeira sabedoria consiste de dois elementos: o conhecimento de Deus e o conhecimento de nós mesmos. Daí a importância da REVELAÇÃO. Não podemos conhecer a Deus em sua essência, mas somente na medida em que ele se dá a conhecer a nós." ~~
.....................................................................

Tudo isso para glória Sua!

E deleite nosso!

Amém

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

ESQUERDA x DIREITA (e o Cristão)

Pensei que nunca fosse escrever sobre isso. Política não é meu forte, mas a partir de uma visão cristã, vou tentar destacar alguns pontos. Se olharmos para a origem dos termos, vemos que estes dois adotaram diferentes significados desde seu nascimento na Revolução Francesa. Hoje a esquerda se liga muito ao socialismo. 

SOBRE O SOCIALISMO
Minha avó não sabia o que era socialismo, mas quando perguntei a ela há alguns anos, me disse assustada que era "do diabo" rs.
De fato, a posição da esquerda atual é declaradamente contrária à religião (foi por isso que ela disse isso, creio eu), porque está ligada ao socialismo, que é produto do ateísmo - e isso não significa que todo ateu deve ser necessariamente de esquerda, mas realmente, o socialismo surgiu da ideia de que uma sociedade teria a CAPACIDADE de produzir a igualdade no mundo, por meio de uma nova forma de política. O que é muito humanista: 'O homem pode, o governo pode salvar o mundo' esse é o slogan. O marxismo nega que haja qualquer problema com o ser humano, e afirma que, dadas as oportunidades, é possível que cada indivíduo, hoje preso pelas amarras do Capitalismo, vença suas limitações morais através do social. Para isso, fazia- se necessário abolir a noção da existência de um Deus, pois ninguém deve esperar que caia do céu uma sociedade melhor, um governo melhor, e eis aí a repulsa de Karl Marx por toda e qualquer manifestação religiosa: também eis aí a incoerência de um cristão esquerdista. O cristão sabe que o homem não pode cumprir tal proeza.

Continuando >> Isso - A IGUALDADE e A SOCIEDADE MODELO - segundo os ideais socialistas, poderia ser feito através do Estado, e por meio de uma revolução!

LUTA DE CLASSES E O PECADO HUMANO
Agora, em que isso falha? :/
Falha no fato de que tal ideia não considera a realidade do ser humano e de seu pecado (Há algo errado sim com o homem!), e acaba defendendo a derrubada de um governo pelo proletariado, sem pensar nas consequências disso. OK. Derruba o governo opressor... E o que vem depois? Outro governo opressor, cujos líderes eram os pobres oprimidos do governo anterior, que por fim acabarão se tornando opressores também. Mas alguém dirá: Mas essa não era a proposta! Deveria ser abolido o governo! Há pessoas, como o socialista Oscar Wilde*, que acreditam nisso. E minha resposta é: Vocês nunca assistiram THE WALKING DEAD?! 

Image result for THE WALKING DEAD guerra
(Desordem em um mundo pós apocalíptico com a queda dos governos)


Se a forma atual de governo é abolida, com a proposta de não haver governo, acreditem: Alguém lutará para levantar outra bandeira, e a próxima forma de governo (talvez uma até pior) conquistará o poder mediante a força. Aquele que tem mais poder de fogo e mantimentos se auto nomeará "governador". A revolução proposta por Marx é essa. Os oprimidos deixarão de ser oprimidos e usarão a força para se manterem no poder, e o que restará é aquilo que se vê nos governos socialistas: AUTORITARISMO.


O PODER DO ESTADO

Como o que permitiu a ascensão social dessa nova classe não foi sua capacidade e habilidade para acumular riquezas (como é normal em uma sociedade capitalista >> livre inciativa e concorrência dão aos ricos os bens que eles possuem), o que resta é a pobreza do governo que assumiu tal sistema, por incompetência e má gestão. O governo trabalha em dobro para se manter no controle de tudo e evitar nova revolução - porque no fundo, até mesmo o que antes era pobre e oprimido, quando passa a gozar do poder, começa a temer que os novos pobres que agora ocupam seu lugar o derrube do governo: GANÂNCIA e SEDE de PODER é próprio do gênero humano, como a Bíblia explica e a evidência histórica confirma. Além disso, o governo estabelece as metas e tenta coordenar tudo o que as empresas estatais devem produzir por causa da demanda social vigente, função que desempenhariam empresas privadas num modelo capitalista. Isso o enfraquece, o torna opressor/déspota, e ainda cria uma situação parasitária para o povo, e por essa razão, Rodrigo Constantino usa um termo muito sugestivo chamado: "Esquerda Caviar". O CAPITALISMO é mais NATURAL em suas atividades de mercado e em suas exigências, pois confere poder a outros, ao invés de os concentrar nas mãos do ESTADO, que é limitado e corruptível. O ponto aqui é que os socialistas realmente acreditam que podem concentrar todo o poder e capital nas mão de um governo e este não se corromperá. Acabei de citar o problema dessa ideologia na prática SOCIAL.

A REVOLUÇÃO DO PROLETARIADO E A BÍBLIA

A Bíblia afirma a existência dos pobres como uma mazela social, mas ela não encoraja uma revolução e uma tomada de poder destes como a solução para o problema e salvação do mundo, uma vez que o pobre também é pecador, e está sujeito às mesmas FALHAS de CARÁTER do rico. Seria como mudar o sujo pelo mal lavado. (Não, isso não criará o Estado Perfeito) Segundo a Bíblia, o Governo Maravilhoso nascerá com uma mudança nos corações de seus cidadãos de tal modo que a solidariedade reinará entre o povo, e cada pobre e órfão se verá saciado pela compaixão de Deus nos homens. Já comecei a citar o Reino dos céus de novo, rs. Continuando: Não temos uma nação com tal espírito voluntário, mas temos o Evangelho sendo pregado para promover tal efeito.


Image result for martin luther king

"O comunismo existe hoje por que o Cristianismo não está sendo suficientemente cristão."

Martin Luther King


Enquanto esperamos...

O Estado Democrático de Direito é aquele que assume um compromisso em concretizar na sociedade os Diretos Fundamentais dos homens. A democracia, logo, é fruto da noção de que os governos humanos são falhos, o que coincide com a visão cristã de que os homens que dirigem as nações são pecadores carentes de graça (A BÍBLIA SÓ DEFENDE UM REINO EM SE TRATANDO DOS CÉUS, NUNCA UM REINO TERRESTRE, POIS ESTE SERIA CORRUPTO). Desta forma, entendemos que o poder do Estado deve ser limitado pelo direito dos cidadãos para evitar abuso e despotismo, comuns, por exemplo, em países socialistas.
 


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
A ESQUERDA
É complicado para o cristão adotar a posição esquerdista, pois, tendo uma visão bíblica do mundo, do pecado do homem, e do futuro, sabe que os problemas sociais não serão resolvidos por um governo humano de perfeição, arco-íris e unicórnios coloridos rs. Ele sabe que o governo pode/deve dar assistência aos pobres, e esta é uma de suas atribuições, mas é necessário que ele seja sempre restringido em seu poder. Também não concorda, e nem pode concordar, com a visão socialista das religiões.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



A DIREITA

É claro que por sua cosmovisão, o cristão também não pode e não deve exaltar como modelo perfeito "a Direita". Ela é aquilo que temos de mais aceitável dentro de nossas possibilidades e de nossa realidade, mas não é o ideal (pois o ideal é o Reino dos céus, e este é o que o cristão exalta....). A Direita é de fato a posição mais natural economicamente, socialmente falando, mas lamentavelmente possui problemas sérios e terríveis. É, no entanto, a que permite maior liberdade, inclusive para denunciar abusos e desvios de finalidade do Governo e de qualquer autoridade. É ponto positivo para o povo na luta contra a corrupção. Como qualquer sistema humano, é imperfeita. Nossa adesão a ela deve-se ao fato de permitir a troca de ideias, em busca da Democracia. Esta está ligada à LIMITAÇÃO do poder do Estado pela participação dos cidadãos, tudo decorrente da predominância de outras entidades além do GOVERNO exercendo o poder.
Image result for democracia
Este modelo torna possível a mobilidade social e a expressão de novas ideias na comunidade, até mesmo contrárias ao governo!! Você é livre para ter uma religião. Legal, não? A riqueza é mediante o TRABALHO DURO, a troca de partidos e de pessoas no poder também é um ganho da LIBERDADE DE EXPRESSÃO e as criações e avanços científicos, além do progresso das tecnologias deve-se à COMPETITIVIDADE: empresas privadas fazem isso, e dividem o capital com empresas estatais. O que é ótimo! Qualquer pessoa pode criar uma empresa que a qualificará a participar dos bens do país. Todos podem modificar sua situação, apesar das injustiças decorrentes do pecado presente em todas as nações humanas. Este é o ponto principal do capitalismo: Há possibilidades. Embora haja problemas,
há possibilidades...
Decidi escrever um pequeno comentário, mas fiz um texto. 
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~


PS. Escreverei em breve um texto acerca dos problemas relacionados ao Capitalismo à luz da Bíblia. Isso não deve surpreender vocês, pois, afinal de contas, não há razão para afirmar que este Modelo Econômico deva ser exaltado como bem sucedido e impecável (citei isso acima). Há problemas sérios e difíceis de sanar. Minhas abordagens serão bem simples, assim como fiz nesta postagem, sem floreios ou grande aprofundamento do tema, pois se trata apenas de um resumo e uma visão pouco detalhada do assunto de forma a dar a pessoas leigas alguma base para estudos mais complexos futuramente. Não deixe de buscar SEU APRIMORAMENTO, pois assim tornar-se-á mais capaz de exercer sua cidadania.

Kertelen Ribeiro
Shekinah



*A Alma do homem sob o socialismo - Oscar Wilde