Visualizações de páginas da semana passada

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Moralidade Cristã

 



MORALIDADE e PSICANÁLISE (trecho do livro), por C. S. Lewis:

As pessoas normalmente encaram a moral cristã como uma espécie de barganha, na qual Deus diz:


"Se você seguir uma série de regras, vou recompensá-lo; se não seguir, farei o contrário".

Não creio que essa seja a melhor forma de ver as coisas. Seria melhor dizer que, toda vez que tomamos uma decisão, tornamos um pouco diferente a parte central do nosso ser, a responsável pela decisão tomada. Considerando então nossa vida como um todo, com as inúmeras escolhas feitas ao longo do caminho, aos poucos vamos tornando esse elemento central numa criatura celeste ou numa criatura infernal: uma criatura em harmonia com Deus, com as outras criaturas e consigo mesma, ou uma criatura cheia de ódio e em pé de guerra com Deus, com as outras criaturas e consigo mesma. Ser uma criatura do primeiro tipo é o paraíso, é alegria, paz, conhecimento e poder. Ser do segundo tipo é a loucura, o horror, a raiva, a impotência e a solidão eterna.


Cada um de nós, a cada momento, progride em direção a um estado ou ao outro.

Medite nisso
Shekinah 

TEMOS ESPERANÇA

 
 
A esperança (trecho do livro), por C. S. Lewis:

"A esperança é uma das virtudes teológicas. Isso quer dizer que (ao contrário do que o homem moderno pensa) o anseio contínuo pelo mundo eterno não é uma forma de escapismo ou de auto-ilusão, mas uma das coisas que se espera do cristão. Não significa que se deve deixar o mundo presente tal como está. Se você estudar a história, verá que os cristãos que mais trabalharam por este mundo eram exatamente os que mais pensavam no outro mundo. Os apóstolos, que desencadearam a conversão do Império Romano, os grandes homens que erigiram a Idade Média, os protestantes ingleses que aboliram o tráfico de escravos - todos deixaram sua marca sobre a Terra precisamente porque suas mentes estavam ocupadas com o Paraíso. Foi quando os cristãos deixaram de pensar no outro mundo que se tornaram tão incompetentes neste aqui."

 

Sua fé é sua força
Lembre-se disso

LIBERDADE


A alternativa estarrecedora (trecho do livro), por C. S. Lewis:

"E claro que Deus sabia o que poderia acontecer se a liberdade fosse usada de forma errada. Aparentemente, ele achou que valia a pena correr o risco. Talvez queiramos discordar dele. Existe, porém, um empecilho para se discordar de Deus. Ele é a fonte da qual vem toda a nossa faculdade de raciocínio: não podemos estar certos e ele, errado, assim como uma onda não pode mudar o sentido da maré. Quando discutimos com ele, estamos na verdade discutindo contra o próprio poder que nos tornou capazes de discutir: é como se cortássemos o galho no qual estamos sentados. Se Deus pensa que o estado de guerra no universo é um preço justo a pagar pelo livre-arbítrio - ou seja, pela criação de um mundo vivaz no qual as criaturas podem fazer tanto um grande bem quanto um grande mal, no qual acontecem coisas realmente importantes, em vez de um mundo de marionetes que só se movem quando ele puxa as cordinhas -, devemos igualmente consentir que o preço é justo."


GLÓRIA AO SEU NOME

CRISTIANISMO PURO E SIMPLES

O Divino fingimento (trecho do livro), por C. S. Lewis:

"Alguns de vocês podem achar que isto está muito distante de suas experiências pessoais. Talvez digam: ''Nunca senti a presença invisível de Cristo a meu lado me ajudando, mas várias vezes fui ajudado por outros seres humanos.'' 


Mal comparando, é como a mulher que, na Primeira Guerra, disse que não se importava com uma possível carestia de pão, pois em sua casa só comiam torradas. Se não houver pão, não haverá torrada. Da mesma forma, sem a ajuda de Cristo, os outros seres humanos também não vão nos ajudar. Ele opera em nós de diversas maneiras: não apenas dentro dos limites do que chamamos de 'vida religiosa', mas também por meio da natureza, do nosso próprio corpo, dos livros, às vezes inclusive mediante experiências que poderiam ser vistas (na hora em que ocorreram) como anticristãs. Quando um jovem que frequenta a igreja de forma rotineira se dá conta de que realmente não acredita no cristianismo e para de frequentá-la - pressupondo que se trate de uma atitude honesta e sincera, e não de algo que ele faz só para aborrecer os pais -, o Espírito de Cristo está mais próximo dele do que jamais esteve antes - pressupondo que tomou essa atitude de coração, e não para incomodar os seus pais. Porém, acima de tudo, Cristo opera em nós através dos outros seres humanos, e neles através de nós."

 Deus abençoe

"Pedro seguia de longe" (Lucas 22.54).

Esta atitude que Pedro teve é tanto perigosa quanto alarmante.

 

A fé tem sido atacada severamente por inimigos cruéis. No entanto, ela não tem sido tão perigosamente injuriada por seus inimigos como o tem sido por seus amigos. Quem fez aquelas feridas nas lindas mãos da piedade? Aquele que professou fé mas usou o punhal da hipocrisia; o homem fingido, que entra no rebanho sendo nada além de um lobo vestido de ovelha, atormenta mais o rebanho do que o leão do lado de fora. Não existe arma tão mortal como o beijo de um Judas Iscariotes. Os crentes inconsistentes prejudicam o evangelho mais do que o crítico zombador ou o infiel.

Deus firme nossos passos!

A REVELAÇÃO




É preciso observar a declaração de Jesus:

“todos os Profetas e a Lei profetizaram até João” (Mt 11.13)

Isso significa o encerramento do ministério dos profetas do Antigo Testamento, mas não o término da revelação que começou a ser dada através deles. Os apóstolos do Novo Testamento – e NÃO "os profetas do Novo Testamento" – foram os canais pelos quais esta revelação continuou a ser dada.
E que revelação é esta, senão DEUS na pessoa de seu Filho Jesus Cristo?


* LEIA A MENSAGEM:

"Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras aos patriarcas através dos profetas, a nós falou nestes últimos dias através de seu Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo...
O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;


Feito mais glorioso do que os anjos, de maneira que herdou mais glorioso nome do que todos eles."


(Hebreus 1:1-4)

MAS NÓS PREGAMOS A CRISTO!

"Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria; Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.

(1 Coríntios 1:22-23)

Os nossos irmãos da Igreja Primitiva não se preocupavam com o dia de amanhã. Eles trabalhavam com suas mãos, só para poder ter o que dividir com o necessitado. Eles sabiam que Cristo cuidava de tudo, e viviam para glorificá-lo. Não se preocupavam em fazer cultos nominativos, nem buscavam uma nova invenção teológica, um novo evangelho ou uma nova revelação sobrenatural para criar novas igrejas e atrair mais gente.. (mesmo porque, crer que viria outra, tendo descoberto a primeira era praticamente incredulidade em virtude do Poder que há no Evangelho único: Ele é o próprio Poder de Deus para salvação de quem crê! )


 

  Eles não saíam da Revelação dada ...

Com toda a certeza também não decretavam bençãos para si, muito menos faziam campanhas com água ou óleo ungido ou falavam em trízimo; tudo o que eles respiravam, almejavam e pregavam era o Cristo Crucificado , e ELE somente! Jesus e a sua obra ( a Cruz) era o assunto principal dos pais, e deveria ser o nosso, visto que é um tema sempre novo e glorioso, não importa quanto tempo passe. Tem tudo o que é vital em si mesmo. Foi isso que os tornaram homens dos quais o mundo não era digno..(Hb 11)

Pois lembravam constantemente que:

"Em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos." 

Atos 4:12

JESUS CRISTO