Visualizações de páginas da semana passada

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Quero exercer um ministério em minha Igreja

Pessoal, recentemente tive a notícia de que Suzana Richthofen, acusada de assassinar os pais tornou-se pastora evangélica. Eu não tenho a pretensão de julgá-la, não me é dado tal direito (se ela se arrependeu ou não, como vou saber?), mas venho aqui no blog falar das razões de ela não poder assumir tal cargo. Muitos tem se levantado como líderes espirituais em nosso tempo, com igrejas próprias sem seguir as recomendações de Paulo a respeito dessa questão. Gente, isso é coisas séria, se não for vira "baderna"!

Pois bem, você quer ser líder?
Não seja!

  • Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo. O maior dentre vós será vosso servo. E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado.
    Mt 23: 10- 12
  • Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo.
    Tg 3: 1 
    Espero não ter acabado com você, mas essa é a verdade. 
    Um líder é antes de tudo um servo


Para quê ser mestre? Há pessoas que mal se convertem e já querem cargo nas igrejas! Mal nascem de novo e já desejam ser alguma coisa, ter um nome... Meu Deus, não faça isso! Que mal há em permanecer como uma ovelha sob os cuidados do Verdadeiro Pastor? Aprender humildemente antes de sair à luz? E não estou tentando restringir você. Pregue a Palavra, em tempo e fora de tempo, mas você não precisa de um título para fazer isso. Visite os hospitais, as prisões; eu tenho 20 anos e desde os 15 lá estou eu toda segunda. E adivinha? Os jovens da minha igreja são mais de 100, só que nos hospitais somos 4 ao todo. Muitos querem estar aos domingos muito bem vestidos, receber oportunidades para cantar, para pregar, mas quem quer ir às ruas? Às praças? Na minha igreja conheço tantos homens loucos por uma chance de subir ao púlpito, mas ninguém os vê aprendendo sobre a Palavra na Escola Bíblica Dominical. QUE VERGONHA! Você também não precisa ir aos hospitais para encontrar gente doente espiritualmente, gente que precisa de um amigo, gente que necessita do amor de Cristo. Que tal ser uma coluna espiritual a sustentar sua casa? Sua família?

Em alguns momentos de minha vida ouvi pessoas falando em grandes atos, dizendo que tinham um chamado (e não estou dizendo que é mentira), e que desejavam fazer algo pelo Senhor, mas não podiam... "Não tenho oportunidade..." Diziam. OPORTUNIDADE? SERÁ QUE NÃO? Ou elas apenas confundiram oportunidade com aquele lugar lá no alto onde poderiam ser facilmente vistas pelos homens? Não há nada de bom para se fazer por aí? Será que vivemos em um mundo tão perfeito que procuramos por oportunidade de fazer o bem e não encontramos nenhuma? Eu já disse e repito: não queiram ser mestres, mas, se o Espírito insistir...

Essa obra não é sua!

  • Pois busco eu agora o favor dos homens, ou o favor de Deus? ou procuro agradar aos homens? se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo! Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens; porque não o recebi de homem algum, nem me foi ensinado; mas o recebi por revelação de Jesus Cristo. Pois já ouvistes qual foi outrora o meu procedimento no judaísmo, como sobremaneira perseguia a igreja de Deus e a assolava, e na minha nação excedia em judaísmo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais. Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça, revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, não consultei carne e sangue, nem subi a Jerusalém para estar com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a Damasco. Depois, passados três anos, subi a Jerusalém para visitar a Cefas, e demorei com ele quinze dias. Mas não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor. Ora, acerca do que vos escrevo, eis que diante de Deus testifico que não minto. Depois fui para as regiões da Síria e da Cilícia. Não era conhecido de vista das igrejas de Cristo na Judéia; mas somente tinham ouvido dizer: "Aquele que outrora nos perseguia agora prega a fé que antes procurava destruir"; e glorificavam a Deus a respeito de mim.
    Gálatas 1: 10- 24

Certa vez um amigo muito querido me disse o seguinte:


"Um líder não aparece por acaso, mas ele nasce da necessidade"

Sempre relembro o que ele disse quando tenho medo. Eu sempre me apego a isso quando uma boa obra se mostra um desafio. Não fui eu quem decidi estar ali, mas pela necessidade estou, Deus me levantou, como foi dito a Ester por Mardoqueu certa vez: " e quem sabe se para tal conjuntura como esta é que fostes elevada a rainha?" - Ester 4:14. Se alguém faz a obra de Deus sem essa certeza, sem essa concepção de que fora Deus quem o pôs em determinada circunstância, e não ele próprio, então nunca será bem sucedido. Porque ninguém deve fazer de si um mestre. NINGUÉM. Agora, se aprouve a Deus erguê-lo e incentivá-lo a fazer algo, então não há nenhum temor, pois a obra é de Cristo, e Ele será glorificado. Efetuada para Cristo e em Cristo. Separado por Deus para tal! Há uma diferença tão grande em líderes guiados e levantados por Deus! DIFERENÇA GRITANTE! Muitos deles nem ao menos desejavam tal posição (a maioria dos grandes usados pelo Espírito), nem visaram nada disso. E, por isso mesmo, (acredito eu) Deus os escolheu! 



 Tudo se fez na vida deles por uma necessidade que nasceu em seus corações 
a partir da necessidade que eles perceberam no mundo.


Ouviram o que Paulo disse? E quanto à preparação dele? Prestaram atenção? Ele não foi conhecido pelas igrejas de Cristo nos primeiros anos de sua nova existência, nem consultou qualquer homem buscando louvor, mas se ocultou, aprendendo de Deus, ensinando, claro, mas não se levantou como mestre! Não foi a Jerusalém para encontrar os outros apóstolos, mas foi à Arábia, depois Damasco, onde passou três anos! Vejam os seguintes versículos: Não era conhecido de vista das igrejas de Cristo na Judéia, mas somente tinham ouvido falar[...] Olha o que diz em seguida:
  • Depois, passados catorze anos, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também comigo a Tito. E subi devido a uma revelação, e lhes expus o evangelho que prego entre os gentios, [...] 
 Gl 2: 1- 2
Após essas coisas, Deus o fez esperar 14 anos até revelar seu ministério ao mundo! E Paulo? Como não devia estar o orgulho dele, não é? Poderia dizer: "Pronto, me converti; era fariseu, varão zeloso na Lei, membro do Sinédrio (e isso não era pouca coisa...), respeitado doutor em meu país, e agora..." E agora o que? Nada de títulos, só prisões, açoites, pobreza, perigo de morte, rejeição... CRISTO! Isso mesmo: Cristo! Paulo perdeu tudo... Mas tinha Cristo! Isso é tudo... E não era importante o fato de ele não ser chamado de mestre, ele era agora uma ovelha, esperando o chamado do Pastor se revelar em sua vida. E que importa, se tiver de esperar 14 anos, 20, 30, 100 anos, como no caso de Noé?
Deus o levantou no tempo certo!
Enfim, estava pronto. 

 3º
Respeite as Escrituras
 E o que elas dizem sobre isso?
  • Fiel é esta palavra: Se alguém aspira ao episcopado, excelente obra deseja. É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, temperante, sóbrio, disciplinado, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não espancador, mas moderado, inimigo de contendas, não gananciosoque governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a sua própria casa, como cuidará da igreja de Deus?);
    Timóteo 3: 1- 5
    E aí, ta pronto para isso? Ainda quer ser líder? Veja o que está escrito, tem que exercitar a paciência e deve receber todos muito bem (hospitalidade), sem distinção porque é rico, pobre, feio, bonito, branco, negro, a melhor pessoa do mundo, o pior pecador, todos recebidos bem e tratados de forma moderada! Olha, quanto à hospitalidade, Tiago enfrentou problemas no que diz respeito a maus obreiros:

    Meus irmãos, na vossa fé em nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, guardai-vos de toda consideração de pessoas. Suponde que entre na vossa reunião um homem com anel de ouro e ricos trajes, e entre também um pobre com trajes gastos; se atenderdes ao que está magnificamente trajado, e lhe disserdes: Senta-te aqui, neste lugar de honra, e disserdes ao pobre: Fica ali de pé, ou: Senta-te aqui junto ao estrado dos meus pés, não é verdade que fazeis distinção entre vós, e que sois juízes de pensamentos iníquos? Ouvi, meus caríssimos irmãos: porventura não escolheu Deus os pobres deste mundo para que fossem ricos na fé e herdeiros do Reino prometido por Deus aos que o amam? (Tg 2: 2- 5)
        
    Não ganancioso... 
      
    Mas os que querem tornar-se ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, as quais submergem os homens na ruína e na perdição.
    Timóteo 6:9
    Amigo, Deus não prometeu riquezas àquele que foi escolhido como líder, mas o presenteia com o suficiente, dando-lhe uma vida cheia de boas obras, de doação às pessoas, o que não é fácil, mas vale muito a pena.  Esse assunto da cobiça é abordado em um outro texto:


              E na última recomendação? Você prestou atenção? Governe a sua própria casa! Pois, se alguém não sabe governar a sua própria casa, como cuidará da igreja de Deus? (Tm 3:5) Atenção para a forma com que sua família está sendo instruída e para como seus filhos vivem. Veja outra palavra: Mas, se alguém não cuida dos seus, e especialmente dos da sua família, tem negado a fé, e é pior que um incrédulo. (Tm 5: 8) Pior! Lembrem-se que os filhos são a herança do Senhor. Pessoal, isso é tão sério. Já vi tanta gente conhecida como Homem de Deus pela sociedade, mas em sua casa não possui autoridade nem qualquer voz! Os filhos simplesmente não o respeitam, e são muitas vezes piores que os incrédulos... Estou falando sério! O que um não-cristão vai dizer quando este for dar qualquer lição de moral a ele? Ou à Igreja? O mesmo que Paulo disse: "Não governa a própria casa..." Bom, alguns vão chegar a dizer: "um profeta não tem honra em sua casa, isso é normal...", mas minha resposta a isso é: DEIXE DE SER FROUXO! Esta palavra não tem nada a ver com esse caso específico! Gaste tempo com seu filho, esteja presente, converse com ele... Educar não é fácil, mas no futuro você colherá os frutos. A verdade é que seus filhos estão à frente da sua Igreja (com isso quero dizer que estão à frente de seu trabalho na igreja, porque seus filhos são igrejas que Deus pôs sob sua responsabilidade), à frente do seu trabalho está sempre sua família. Conheci uma professora da Escola Dominical que falava certa vez acerca deste assunto. Ela disse que no auge de sua carreira, ela teve de abandonar o que ela lutou tanto para conseguir, só para cuidar de seus filhos. Muita gente pode criticá-la por isso, mas eu acho que ela foi muito corajosa. Ela deu prioridade ao que era importante! Quantas pessoas não são tão egoístas que permitem que seus filhos sejam criados por outrem, só para alcançar um status maior, uma promoção, mais dinheiro! Ela me disse que teve que fazer isso, não tinha outra opção, e, segundo ela, valeu muio a pena. Hoje ela retomou a carreira dela e seus filhos são pessoas maravilhosas!


    OBS: Por favor, eu sou cearense, então, o que falei anteriormente sobre "Deixar de ser frouxo" não tratava- de uma apologia à violência, ao açoite contra seu filho... Entenda bem: me referia a ser firme e assumir a responsabilidade, ter a coragem de agir em sua casa como pai, o que é muito bem exposto naquele filme de Stephen e Alex Kendrick, CORAJOSOS.


                           Hey, acabou não! Tem mais recomendações bíblicas...
  • Não neófito, para que não se ensoberbeça e venha a cair na condenação do Diabo.
    1 Tm 3: 6
Você já viu algum neófito, como a Suzana Richthofen ocupando lugares nas Igrejas? Novatos não devem subir no púlpito com cargos episcopais! Se for para dar testemunho, uma saudação, tudo bem, mas para ser alguma coisa lá dentro... Paulo foi bem claro, não foi? E qual é o grande problema mesmo? Eles não são firmes ainda, e no caso da Richthofen, ela também não deveria assumir porque tem assuntos pendentes com a justiça, tem dívidas e isso é descrito como um contra: dívidas penais também são dívidas!
  •  A ninguém devais coisa alguma, senão o amor recíproco; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei.”  (Rm 13:8)
  •  “O que se requer dos despenseiros é que cada um seja encontrado fiel.” (1 Co.4:2)
  • "E também estes sejam primeiro provados, depois exercitem o ministério, se forem irrepreensíveis. " (1 Tm 3: 10 )
O correto seria ela pagar o que deve, e depois se tornar pastora. Se assim o quisesse. Eu sei, eu sei, tem um monte de gente na cadeia ou devendo a justiça por algum motivo, que é pastor e tudo o mais, mas está errado! E eu tenho que falar a verdade: Está errado e ponto final. Desculpem pastores e pastoras (se houver sinceridade) muitos de vocês realmente se arrependeram, realmente encontraram Jesus e hoje vivem uma vida de bem, mas o cargo em si, não deve ser ocupado até que toda justiça seja cumprida. E isso é bíblico (e não é só para pastor, mas para qualquer cargo eclesiástico)!  
* Quantas questões no que diz respeito às Igrejas não seriam solucionadas se as pessoas lessem suas bíblias! O problema é que tem um monte de igreja surgindo por aí fazendo besteira, por não conhecer nada das Escrituras.
  • Também é necessário que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em opróbrio, e no laço do Diabo.
E aí? E essa palavra? Você tem bom testemunho das pessoas que não estão na Igreja? Como você é visto na sua casa? Seu pai e sua mãe te consideram um bom filho? E sua esposa, seu esposo? Isso é forte! E por que é forte? Porque é fácil ser bem visto pelas pessoas de fora, pelos que conhecem apenas de vista, porém eu penso que você só sabe quem uma pessoa realmente é se estiver ciente de como ela se comporta no seu dia-a-dia... Não na Igreja, com gente olhando aos domingos, onde é fácil pôr uma máscara de santidade na cara, mas em casa, com a família, no trabalho (onde há tensão), com os amiguinhos! Se esses dão bom testemunho acerca dessa pessoa, então ela é de fato digna de confiança. Ela não é apenas mais um hipócrita. Se essa palavra fosse observada, evitaríamos metade dos escândalos que vemos hoje nos jornais envolvendo a Igreja de Cristo! Então, espero ter ajudado você. "A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos". Ser um líder é uma obra excelente, como Paulo mesmo disse, mas não é tarefa fácil, e você deve descobrir isso por si só, se decidir seguir viagem. Somente lembre- se das palavras de Jesus e veja se você está pronto:
Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? Pois, se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que a virem rirão dele, dizendo: ‘Este homem começou a construir e não foi capaz de terminar’.
 Lc 14: 28- 30
Se essa obra for feita em Cristo, será perfeita, e abençoará a muitos!