Visualizações de páginas da semana passada

domingo, 20 de maio de 2012

POR QUE DEUS É AMOR 1 Jo 4: 8

Nós amamos por que Ele nos amou primeiro.         1Jo 4: 19
Aquele que nos ama até o fim amou-nos desde a eternidade... Antes de tudo, antes de nós nascermos, antes mesmo do Verbo (Jesus), vir em carne ao mundo...

Há uma passagem da bíblia que reflete bem essa questão, e eu sempre gosto de lê-la (sei que ela é destinada a Israel, porém me toca tão profundamente que eu a adoto para mim de vez em quando, pois reflete o caráter de Deus em relação aos homens em geral:


"O SENHOR não tomou prazer em vós, nem vos escolheu, porque a vossa multidão era mais do que a de todos os outros povos, pois vós éreis menos em número do que todos os povos; Mas, fez isso porque o SENHOR vos amava, (Dt 7: 7-8)"
Saiba disso, e não tenha dúvidas: Deus te ama e você é muito importante para Ele.

 

Nisto está o AMOR: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados... 1 João 4: 10

Por que Ele é capaz de nos amar sendo nós quem somos, mesmo o mais desprezível, egoísta.
Não importa!!! Deus nos ama, e esse amor é diferente do amor dos homens, por que não depende de você merecer ou não o amor Dele. Ele vai continuar te amando mesmo sendo impossível para outra pessoa fazer o mesmo!!


Mesmo que a tua mãe e o teu pai te abandonem, contudo, EU JAMAIS TE ABANDONAREI!

Mesmo quando estamos ocupados demais para lhe conceder algum tempo ou desrrespeitamos sua lei, não lhe dando o menor crédito... Mesmo quando nem lhe dirigimos uma oração durante o dia e à noite não lembramos seu nome... Ele nos ama!
A Bíblia diz que por amor de nós Jesus assumiu a forma de servo; ENTREGOU-SE À MORTE, À TORTURA E ÀQUELES QUE MESMO SENTINDO PRAZER ENQUANTO O ESPANCAVAM E O CUSPIAM, AINDA ASSIM TAMBÉM ESTES ERAM AMADOS POR ELE. Por amor de nós Ele suportou o terror da cruz. 

ELE NOS ENSINOU O SIGNIFICADO DA PALAVRA AMOR!!! 
Nós amamos por que Ele nos amou primeiro. Em coríntios 13: 4-7 está escrito: 

"O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não é orgulhoso. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."

Esse é o amor verdadeiro. Aquilo que foge à esses requisitos, não é amor. O que João quis dizer com a frase base desse texto foi  que o amor verdadeiro foi ensinado por JESUS enquanto Ele viveu, e até em sua morte, e que tudo o que aprendemos sobre amor desde o momento em que nascemos e sobre como amar alguém não vem de nós, mas foi dado por Aquele que é puro amor.

Acredite, toda a criação reflete o amor de Deus, e este amor está espalhado por toda parte, e até em nós mesmos; como disse Tiago:
Não se enganem, toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.” (Tg 1: 17) Tudo que há de bom, de puro, de amável no mundo veio de Deus para os filhos dos homens.

MAS NÓS AINDA TEMOS TANTO A  APRENDER...

O amor é a chave de tudo. Por que aquele que ama agrada a Deus; todos os dez mandamentos estão resumidos nesta palavra: Amor
1. AMAR A DEUS
2. AMAR O PRÓXIMO

Que o Senhor aperfeiçoe a obra iniciada em nós ao ouvir sua Palavra, até o Dia em que Ele há dese manifestar ao mundo e revelar-se àqueles que amam EM VERDADE.


TAL UMA ORAÇÃO:

Senhor meu Deus, gostaria de entrar agora em tua santa presença, e te pedir um pouco de sua atenção; eu sei que sou falho e cheio de limitações, mas ainda que minha vida não seja perfeita, e que eu não seja perfeito, sei que o Senhor me ama mesmo assim. Eu não compreendo muito sobre teus planos, mas oro a Ti pedindo que tudo certo, e que eu viva uma vida cheia de amor. O amor verdadeiro, que teu Filho Jesus nos mostrou. Me ensine todos os dias a amar mais e mais, a amar minha família, meus amigos, a amar todos os que entram na minha vida,  por que sei que não terei eles para sempre, mas com certeza serei mais feliz se mostrar a eles o quanto os amo. Me guarde e me proteja sempre, e o mais importante: Não saia do meu lado, pois contigo encontrarei a força necessária para enfrentar qualquer dificuldade, e ainda assim continuar amando intensamente a vida...
                                                                         AMÉM


E, sobre tudo isto, revestí-vos do AMOR, que é o vínculo da perfeição.
Colossenses 3: 14

terça-feira, 15 de maio de 2012

A Mulher Sábia é Submissa

Por Dsa. Manuela Fava Rozanez

“A mulher sabia edifica a casa, mas a insensata com suas próprias mãos a destrói”. Provérbios 14.1

Submissão, diz Elizabeth George, é uma atitude de coração vivida por meio da sujeição e da obediência. É viver a mesma missão. Homem e mulher unidos para uma mesma missão, ou seja, formar família segundo o propósito de Deus, e cada qual tem a sua função para atingir essa missão. Então vamos entender pela Palavra de Deus a função da mulher sabia nesta missão. Primeiro deve-se diferenciar o que não é submissão: humilhação, desprezo, anular-se completamente, renunciar a sua vida, omissão.
A submissão é um agir, depende de uma ação e não uma omissão, que, aliás, é um pecado. A Bíblia nos ensina tudo, inclusive o modo de agir e se deixarmos de fazer, passamos a ser desobedientes e, conseqüentemente, pecadoras.
Submissão é uma escolha, assim como o amor, você escolhe amar as pessoas, a Igreja e a Deus. Deuteronômio 30.15 diz: Hoje te proponho o bem e o mal, a vida e a morte, escolhe, pois a vida! E a partir da tua escolha é que Jesus Cristo pode e vai trabalhar e moldar a sua vida. A nossa parte é decidir obedecer a Deus e praticar o ato da submissão. Veja que ninguém decide ser submissa e de repente acorda submissa, as coisas para que possam permanecer dependem de um tempo, de esforço, de aprendizagem, é no dia-a-dia que notamos a diferença. Submissão é um estilo de vida, todos nós somos chamados para sermos submissos uns aos outros (Efésios 5.21), somos chamados para refletirmos o caráter de Cristo em nosso modo de viver.
Em Gênesis 2.18: “Disse mais o Senhor Deus: não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea”. A mulher sábia é submissa ao ponto de estar sempre ao lado de seu esposo como auxiliadora. Existe uma frase bastante famosa: atrás de um grande homem existe sempre uma grande mulher. À luz da Palavra de Deus podemos discordar deste dito popular. A mulher partiu da costela do homem e foi colocada ao seu lado para ajudá-lo. A costela dá a sustentação necessária para o tronco, sem a qual não seria firme não teria uma base. A costela esta no meio do corpo, na metade do corpo. Através dessa comparação vemos a grandeza, a beleza, a sabedoria e o amor de Deus na criação e formação do homem. A mulher não foi feita do crânio nem do calcanhar do homem. Podemos dizer que assim é para que a mulher não se exalte e tampouco que o homem nos humilhe. O mais correto seria então dizer “Ao lado de um grande homem sempre tem uma grande mulher”. 




Ser auxiliadora é fazer parte do processo de decisão e não tomar toda a decisão. A liderança do marido não significa que nós, as esposas, não podemos contribuir sabiamente. Em Provérbios 31 está descrita a mulher virtuosa, no versículo 26 diz que tal mulher “fala com sabedoria e a instrução da bondade está na sua língua”. A mulher sabia participa ativamente do processo de decisão. Mas a liderança do marido significa que ele é o responsável pela decisão final. A mulher tem um modo especial de enxergar as coisas. Em regra, a mulher é mais delicada, vê com a perspectiva da maternidade que a torna mais amorosa e compassiva, normalmente as mulheres dão vazão aos sentimentos, ponderam mais, entendem o lado mais frágil, observam mais, por isso Deus nos colocou como ajudadora, auxiliadora, e devemos ajudar com opiniões, sugestões, contudo, sem insistir como se fossemos as “donas-da-verdade”, porque só Deus o é. Precisamos deixar que o nosso marido exerça a sua liderança, confiar e deixar a palavra final com ele. Já temos atribuições demais, vivemos em tempos de correria, stress, pouco dinheiro, muito trabalho, e queremos mais essa responsabilidade? Assuma o seu papel neste ministério e deixe que o seu marido assuma o dele, se submeta à liderança de seu marido. Caso isso seja extremamente difícil para você como esposa, pois sempre tomou as decisões e exerceu a liderança no seu lar, ou seja, difícil por que o seu marido sempre foi omisso nesse ministério familiar e nunca se posicionou como líder da casa, só existe uma solução, qual seja, a oração.

O Salmo 63.1 representa o grito de quem vive esta situação: “Oh Deus, tu és o meu Deus forte, eu te busco ansiosamente, a minha alma tem sede de ti, o meu corpo te almeja, como terra àrida, exausta e sem água!” Buscar a Deus com todas as nossas forças e em todo o tempo, estabelecendo Deus e a Sua Palavra como prioridade em nossa vida, ter o desejo primeiro de saber qual é a vontade do Pai. Orar sem cessar, orando em todo o tempo, com orações e suplicas e jejuando, essas são orientações que a Bíblia nos dá. “Muito pode, por sua eficácia, a suplica do justo (Tiago 5.16)”. Interceda diariamente pelo seu marido, se ele for cristão ore pelo seu ministério, sua saúde, trabalho, relacionamento com os filhos, sabedoria para educá-los, projetos para o futuro, projetos para a semana, sua vida sexual, tudo o que você quiser apresente a Deus em oração e peça a graça e o amor de Deus, você verá os frutos da sua oração. E se o meu marido não for cristão? Ore para que ele se converta a Deus, pois Deus deseja que nenhum se perca, mas que todos sejam salvos. Mas eu preciso ser submissa ao meu marido não cristão? Sim. Isso é o que nos ensina a Palavra de Deus: “Mulheres, sede vos, igualmente, submissas a vosso próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho, sem palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa, ao observar o vosso honesto comportamento cheio de temor” - 1 Pedro 3.1-2. Se, porventura você vive uma situação em que o seu marido te pede pra fazer coisas ilegais ou contrárias a Palavra de Deus, nesse caso, procure o Pastor e converse com ele para que ele lhe oriente no caso especifico. O que não pode é se acomodar com o marido não cristão e se esconder atrás dele e usá-lo como desculpas para não assumir compromisso com Deus ou com a Igreja.
Então como mudar? Como ser uma mulher submissa? Sugiro alguns passos: aceite a submissão como uma ordem de Deus para a sua vida e decida obedecer a Deus, mesmo que para isso você tenha que pagar o preço da mudança, mas certamente muitos frutos você e a sua família colherão por viverem a Palavra do Senhor. Aceite a liderança de seu esposo e o ame como ele é, confie que Deus está no controle de todas as coisas, inclusive no controle da sua vida e de seu esposo. Se for preciso, perdoe quantas vezes for necessário para que haja sempre a reconciliação, mesmo que no seu entender você estava correta, perdoe sempre!
E tenha uma vida regada em oração, pois o seu socorro vem do Senhor....