Visualizações de páginas da semana passada

quarta-feira, 28 de março de 2012

O SANGUE DO CORDEIRO

Estamos chegando à Páscoa! 

Bom, para quem acha que isso significa somente 'ovo de chocolate de montão', vou logo dando uma explicação mais profunda. A Páscoa é um feriado judaico, criado há muito, muito tempo mesmo, e que apesar de ser comemorado por estes ainda hoje, para nós tem um sentido muito mais amplo do que para eles. Os judeus ainda esperam o Messias de Jeová! Isso mesmo: Eles aguardam a revelação de um Rei ungido e enviado por Deus que salvará seu povo e o redimirá de toda vergonha, dando vitória a eles sobre seus inimigos. Nós acreditamos que este homem já veio, e que ele já libertou, não só os judeus mas todo o mundo, e não entendemos isso como algo superficial, como se ele viesse libertar o povo de seus inimigos físicos, mas espirituais. Por isso a Páscoa assume um papel mais decisivo na mente dos cristãos: A Pascoa é comemorada no Mundo Cristão também, mas nós comemoramos a Morte do Messias. Isso mesmo! Essa data para os judeus começou quando Deus a instituiu a Moisés como mandamento, e significa a comemoração da saída e libertação da escravidão do Egito. ESSA FOI A PRIMEIRA PÁSCOA

*O VELHO TESTAMENTO=> Deus faz uma aliança com o povo israelita!*


EXÔDO 12: 3 
Ao décimo dia deste mês tomará cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família. [...]
VERSÍCULOS 5-7 diz 
O cordeiro, ou cabrito, será sem defeito *(por isso as Escrituras sempre focam no fato de Jesus nunca ter pecado, nem haver qualquer engano nem injustiça em sua boca)*, macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras, [...] e toda a assembleia da congregação de Israel o matará à tardinha: Tomarão do seu sangue, e o colocarão em ambos os umbrais e na verga da porta das casas em que estiverdes e de quem comeu dele. E acontecerá que o sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes;
(v. 13)

VERSÍCULO 27 diz:
Este é o sacrifício da Páscoa do Senhor, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu os primogênitos dos egípcios, mas livrou as nossas casas, por causa do sangue do cordeiro!

  Eu sou o Bom Pastor; o Bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas
 
SHEKINAH diz:
 
Vocês estão compreendendo?! Faraó, um tirano, não deixava o povo livre (como está escrito), que era escravo no Egito, e sua partida até a Terra Prometida era algo quase impossível, então Deus enviou Moisés e as 10 pragas, dentre as quais a pior delas era a Morte dos Primogênitos! De todas elas Deus livrou os filhos de Jacó, mas como essa última era a morte, para escapar dela, o povo Israelita deveria matar um cordeiro escolhido do rebanho (o melhor), comê-lo e aspergir seu sangue nos umbrais e na verga de suas portas. Deus passou e não feriu os filhos de Israel, por conta dessa aliança. E se tornou assim, conhecido dentre todos os povos, que Jeová livrou o povo judeu da escravidão por meio do sangue! Então, em agradecimento, todos os anos se comemora a Páscoa entre os israelitas, para agradecer a Deus e pedir perdão por seus pecados, o qual só é concedido pelo derramamento de sangue de um animal uma vez por ano. Isso é feito por um sacerdote escolhido.

* Paulo disse que os eventos do Velho Testamento são figuras das coisas eternas (1 Coríntios 10.6) Vejam bem, com figuras quero dizer que Deus usou imagens nos tempos antigos para falar ao seu povo, analogias, e sim, elas aconteceram, mas tudo foi um reflexo de algo maior! Esses eventos deveriam cumprir um plano, uma sequência perfeitamente arquitetada desde a fundação do Mundo para revelar a Glória de Deus em Cristo nesses últimos tempos! 


 DEUS PLANEJAVA SALVAR O MUNDO

Que Maravilha! 
Essa é a mais linda história de amor, onde o Pastor se fez ovelha muda, para salvar todo o rebanho! Deus queria fazer isso desde sempre, mas a Igreja não estava pronta (1 Co 13: 11 e Gl 4: 3- 5). Paulo disse que viram a promessa de longe, e mesmo assim creram... (Hb 11: 13) Estava esta selada para tempos determinados, mas mesmo assim, Deus, por algum senso de justiça que lhe é intríseco, primeiro decidiu revelar essas coisas a Abraão, seu amigo (Gn 18:17- 18; Jo 15:15 e Gl 3:8) Com isso quero dizer que Deus decidira mostrar essas coisas à posteridade daquele que amava, à sua descendência (leia Gl 3: 16). Ele revelou essa meta por meio de ordenanças e profecias, mostrando o que faria no futuro, mas não de modo tão claro (os que eram espirituais podiam compreender essas coisas, como acontece ainda hoje, quem não é, não percebe). É o caso, por exemplo, de quando o Senhor ordena a Abraão que execute seu único filho Isaque, e em seguida impede o ato providenciando a seu amigo um cordeiro no meio dos abustos... Esse deveria morrer no lugar de Isaque. Familiar?


E em muitas outras passagens isso também ocorre! (Atenção: essa parte da ordem divina de homicídio é muito criticada por ateus, de modo até zombeteiro, mas o que se pode esperar, não é mesmo? Como poderiam compreender, sem o Espírito de Deus?! só leem a bíblia para criticar!  E assim sendo, uma visão superficial e ingênua é o mínimo que podemos esperar!) Ao mandar Abraão matar seu único filho, Deus fez uma referência clara ao que aconteceria com Jesus no futuro. Voltando aqui: Isso ocorre nas Escrituras repetidas vezes e serviu não somente para preparar o povo judeu para a vinda do Senhor, como também para que, como um quebra cabeças sendo montado, crêssemos ao ver tudo se encaixando pela perfeita harmonia Bíblica, sendo ela a maior demonstração de poder e fidelidade de Deus, peça por peça! Como disse Jesus, "Desde agora digo-vos essas coisas, antes que aconteçam, para que, quando acontecerem, creiais que Eu Sou" (Jo 13: 19)! Jesus tem a personalidade de Deus, e assim sendo, fez o que de costume já era habituado a fazer quando estava em união substancial com o Pai desde o princípio!

*O NOVO TESTAMENTO=> Deus faz uma aliança com quem crer!*


    Pois este é o meu sangue, o sangue do pacto, o qual é  derramado por muitos para remissão dos pecados!
 Mt 26: 28

 Para nós, que somos participantes do NOVO TESTAMENTO, estas coisas nos foram reveladas como são na realidade: Espirituais e Eternas! Este é o sangue da Nova Aliança, aquela que foi feita por Deus com os homens a partir do sangue de Jesus, não de um animal (e desde agora não se faz necessário um sacrifício anual, visto ser eterno e completo, como também não é restrita aos judeus, mas a todo o que em seu coração é Filho de Abraão pela fé - Gl 3: 7- 10 - , a todo aquele que crê no Filho do Homem). A PÁSCOA trata-se de lembrarmos-nos do sangue de Cristo, o verdadeiro cordeiro, derramado por nós e pelo Mundo todo para anunciar o perdão gratuito de Deus a todo e qualquer PECADO (e somente pelo sangue de Cristo) e revelar o grandioso plano de Jeová, de enviar seu único Filho para SALVAÇÃO dos homens!

~> Bem Aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do cordeiro, para que tenham direito à Árvore da Vida e possam entrar na Cidade pelas Portas!
 (Ap 22: 14)

Que tal uma leitura Bíblica? 
Eis abaixo uma passagem sobre o sacrifício do Messias muito conhecida:
Quem deu crédito à nossa pregação? 
E a quem se manifestou o braço do Senhor?



2  Pois foi crescendo como renovo perante ele, e como raiz que sai duma terra seca; não tinha formosura nem beleza; e quando olhávamos para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos.
3  Era desprezado, e rejeitado dos homens; homem de dores, e experimentado nos sofrimentos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
4  Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
6  Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós.
7  Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a boca; como um cordeiro que é levado ao matadouro, e como a ovelha que é muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a boca.
8  Pela opressão e pelo juízo foi arrebatado; e quem dentre os da sua geração considerou que ele fora cortado da terra dos viventes, ferido por causa da transgressão do meu povo?!
9  E deram-lhe a sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte, embora nunca tivesse cometido injustiça, nem houvesse engano na sua boca.
10  Todavia, foi da vontade do Senhor esmagá-lo, fazendo-o enfermar; quando ele se puser como Oferta pelo Pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias, e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos.
 Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento, o meu servo justo justificará a muitos, e as iniqüidades deles levará sobre si.

12  Pelo que lhe darei o seu quinhão com os grandes, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma até a morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e pelos transgressores intercedeu.

Isaías 53
FELIZ PÁSCOA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário